Pular para o conteúdo

Doutorado

Conheça nosso programa
de Doutorado

Disciplinas

Quadro geral de disciplinas do mestrado do PPGLM

Normas

A aplicação das normas do Regulamento do PPGLM

Formulários

Formulários e requerimentos relacionados a defesa de dissertação

Disciplinas

Quadro geral de disciplinas do doutorado do PPGLM


Disciplinas obrigatórias do ciclo básico

Lógica I

Seminário que visa introduzir os alunos no estudo de conceitos e técnicas elementares da lógica, em particular: formalização de sentenças da linguagem natural; derivação dentro de um sistema de lógica de predicados; definição formal de verdade e validade para linguagem de primeira ordem; instrumentos metalógicos básicos, como a distinção uso/menção, conceito de prova, definição por recursão; prova de alguns resultados metalógicos elementares, como a correção e a completude da lógica sentencial e de predicados.

Seminário de Questões Clássicas de Filosofia I

Seminário que visa familiarizar o aluno com algum filósofo clássico e desenvolver técnicas de leitura exegética de texto, provendo assim um instrumental metodológico para o trabalho do futuro pesquisador. O curso estará concentrado na leitura de um texto em particular de um autor clássico, devendo ser dada preferência a um texto completo e compacto, que possa ser inteiramente trabalhado em um semestre. O autor escolhido poderá mudar a cada semestre.

Seminário de Questões de Filosofia Analítica Contemporânea I

Seminário cujo propósito é introduzir o aluno em alguma questão de interesse da filosofia contemporânea, não apenas aquelas questões tratadas por filósofos que já se tornaram clássicos na filosofia analítica (Frege, Wittgenstein, Russell, etc.), mas também questões que são correntes na literatura filosófica mais recente. O tópico específico do curso (assim como a bibliografia) deverá mudar de semestre para semestre, mas será sempre dada preferência a alguma questão contemporânea da metafísica (inclusive com seus desdobramentos na epistemologia, na filosofia da lógica ou na teoria da ação) que seja uma correlata da questão predominante no texto estudado no seminário Questões Clássicas de Filosofia I (ver acima), de tal forma a integrar o estudo dos clássicos no tratamento de questões contemporâneas.

Disciplinas eletivas

Seminário de Lógica II, III, IV

Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam aprofundar o estudo de lógica simbólica iniciado com o seminário de Lógica I (ver acima), particularmente em teoria de conjuntos, teoria de modelos, lógicas não-clássicas, bem como o estudo de aspectos filosóficos da lógica que são de interesse para a filosofia.

Seminário de Questões Clássicas de Filosofia II, III, IV

 Os seminários desta série visam estudar a contribuição de autores clássicos para grandes questões da filosofia, bem como o desenvolvimento de técnicas de leitura exegética.

Seminário de Questões de Filosofia Analítica Contemporânea II, III, IV

O objetivo dos seminários desta série é o estudo de autores (ou grupo de autores suficientemente próximos, como o Círculo de Oxford ou o Círculo de Viena) pertencentes à filosofia contemporânea (isto é, ao período posterior à segunda metade do séc. XIX) que pertencem ou são de interesse para a tradição analítica, e cuja obra foi particularmente influente na tradição que se seguiu. Os seminários desta série deverão, na medida do possível, seguir as mesmas técnicas de leitura desenvolvidas a partir do seminário de Questões Clássicas de Filosofia I.

Seminário de Epistemologia I, II, III , IV

Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da epistemologia analítica. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre certas questões epistemológicas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.

Seminário de Teoria da Ação I, II, III, IV

Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da teoria da ação, tais como os critérios de identidade pessoal, a teoria do valor, a teoria da motivação moral, etc. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.

Seminário de Ontologia I, II, III, IV

Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da pesquisa em ontologia analítica, tais como objetos abstratos, realismo e anti-realismo, argumentos ontológicos, etc. O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.

Seminário de Semântica Filosófica I, II, III, IV

Os seminários desta série são centrados em temas, e não em autores, e visam estudar questões centrais que são do interesse da filosofia da linguagem contemporânea, particularmente no que diz respeito a questões de significado ou, de maneira mais geral, à relação entre linguagem e entidades extralinguísticas (semântica de nomes próprios, termos indexicais, semântica intencional, etc.). O objetivo é traçar um panorama de diferentes posições existentes no cenário filosófico atual sobre as questões tratadas, e levar o aluno a desenvolver seu próprio ponto de vista sobre as mesmas.

Disciplinas obrigatórias do ciclo avançado

Seminário de Orientação I, II e III

O propósito destes seminários é iniciar o aluno em seu trabalho de tese, sob a supervisão do orientador.

Seminário de Pesquisa I e II

Trata-se de um espaço de discussão, onde cada aluno deverá apresentar os resultados parciais obtidos em seu trabalho individual para a apreciação e discussão com os demais estudantes e professores. O propósito último deste seminário é fazer com que os estudantes trabalhem coletivamente, preservando a especificidade do tópico de pesquisa escolhido, mas ao mesmo tempo podendo se beneficiar da crítica dos colegas e professores. Este seminário será coordenado por um professor do Programa, sendo também aberto à participação dos demais professores.

Os três seminários obrigatórios deverão ser realizados no primeiro semestre do curso.

Normas


A aplicação das normas do Regulamento do PPGLM e a decisão sobre casos omissos são funções da Comissão de Deliberativa, que é composta pelo coordenador e o vice-coordenador do Programa, três representantes docentes e um representante discente.

Instruções sobre como compor a tese: Resolução CEPG No. 02/2002

Cronograma acadêmico do Doutorado do PPGLM

Além de cumprir 30 créditos em dez disciplinas, o aluno de Doutorado do PPGLM deverá se submeter a dois exames de Qualificação e à defesa de sua tese para obter o grau de Doutor em Filosofia (para mais informações, ver Regulamento).

  • Exame de Qualificação: O primeiro Exame de Qualificação do Doutorado ocorrerá ao final do quarto semestre e consistirá em uma das seguintes alternativas: a) artigo temático (preferencialmente, mas não obrigatoriamente, relacionado ao assunto da tese), que deve ser considerado publicável em periódico especializado de bom nível; ou b) projeto de tese detalhado indicando claramente os resultados já obtidos e os passos a serem realizados para a conclusão do trabalho. Nos dois casos, o trabalho deverá ser submetido à avaliação de uma banca composta  por  três  professores. O segundo Exame de Qualificação consistirá na pré-defesa de tese, com banca de três membros no total, incluindo o orientador, devendo a mesma ser aprovada pela Comissão Deliberativa.
  • Dissertação: O aluno deverá apresentar, ao final de seus estudos, uma tese, na qual uma questão filosófica seja desenvolvida de maneira original e relevante. O aluno será submetido a uma prova oral (defesa de tese) perante uma banca examinadora e será aprovado ou reprovado, segundo as normas gerais previstas no regimento das UFRJ e as normas específicas previstas no Regulamento do PPGLM.

Tendo em vista os requisitos para obter o título de Doutor em Filosofia, o cronograma acadêmico que deve ser cumprido pelos alunos do PPGLM é o seguinte:

Primeiro semestre

1. Fazer matrícula;
2. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
3. Cursar “Lógica I”;
4. Cursar “Questões Clássicas de Filosofia I”;
5. Cursar “Questões de Filosofia Analítica Contemporânea I”.

Segundo semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar duas disciplinas eletivas;

Terceiro semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar “Seminário de Orientação I”.

Quarto semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar “Seminário de Orientação II”;
3. Realizar o primeiro “Exame de Qualificação”.

Quinto semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar “Seminário de Orientação III”.

Sexto semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar “Seminário de Pesquisa I”.

Sétimo semestre

1. Fazer inscrição em disciplinas, segundo o Calendário da UFRJ;
2. Cursar “Seminário de Pesquisa II”.

Oitavo semestre

1. Realizar o segundo “Exame de Qualificação”;
2. Solicitar defesa da tese;
3. Defender a tese.


*Observação importante: Os bolsistas devem cumprir dois semestres de Estágio Docência.

pt_BRPortuguese